Pare de usar contraceptivos. Alguns métodos de controle de natalidade, após o interrompimento de seu uso, têm um período de "reajuste" mais do longo do que outros. Então, o tempo que o corpo de uma mulher leva para estar novamente pronto para uma gravidez, após a descontinuação do método de contracepção, irá variar.
- Muitos métodos contraceptivos dificultam a concepção de algumas mulheres durante vários meses após a interrupção de seu uso regular.
- Caso você tenha um contraceptivo implantado, como um DIU, você precisará de um profissional de saúde para removê-lo.
- Escapar do controle de natalidade pode permitir que você engravide quase que imediatamente, mas tome cuidado para evitar doenças sexualmente transmissíveis caso anteriormente dependesse dos métodos de barreira.
Avalie sua saúde física. A maioria das mulheres acham mais fácil conceber quando estão em boa saúde geral. Isso inclui estar em um peso saudável, abordar adequadamente quaisquer infecções ou doenças crônicas e falar com um profissional de saúde sobre como melhorar o bem-estar físico.
- Caso você atualmente sofra de diabetes, hipertensão arterial, peso corporal extra significante, infecções bacterianas ou virais, problemas de saúde mental ou outras condições médicas graves, é possível melhorar suas chances concepção ao resolver primeiro essas questões de saúde.
- Em alguns casos, condições de saúde pré-existentes podem ser agravadas ou significativamente pioradas pela gravidez. Consulte um profissional de saúde para garantir que você esteja saudável o suficiente para uma gravidez e para ter sua condição adequadamente monitorada ao longo das fases de pré-concepção e gestação.
- Caso você esteja na pós-menopausa (ou seja, se a sua menstruação sessou completamente) ou caso você tenha realizado uma cirurgia de remoção dos ovários ou de laqueadura das trompas, você não será capaz de engravidar.
- Tenha relações sexuais com seu parceiro. Com exceção de certos métodos de fertilização assistida, engravidar requer relações sexuais desprotegidas.
- A gravidez surge da união das células sexuais masculinas e femininas. O espermatozoide e o óvulo devem se encontrar e viajar pelas trompas de Falópio para se fixarem na parede do útero da mulher. Sem a introdução do esperma na vagina de uma mulher, uma gravidez natural não pode ser alcançada.
- Registre seu ciclo menstrual. Use um calendário para anotar o dia em que seu período começa e termina a cada mês. Metade da batalha para conseguir uma gravidez natural pode consistir em aprender sobre seu corpo. As mulheres são férteis por apenas alguns dias durante cada ciclo menstrual. Saber como identificar esses dias com testes de farmácia ou identificando certos sintomas poderá ajudá-la a direcionar sua atividade sexual e engravidar mais rápido.
- Se você tem ciclos regulares, muitas vezes, você pode estimar o momento da ovulação dividindo seu ciclo ao meio. Por exemplo, se seu período geralmente dura 28 dias, você provavelmente vai ovular em torno do 14º dia do seu ciclo (ou seja, 14 dias depois de começar a menstruação). Se você tem um ciclo mais longo, você pode ovular até 20 dias após o início de seu período.[1]
- Tenha relações sexuais por até 5 dias antes da ovulação. O período de ovulação de uma mulher é o ponto em seu ciclo menstrual durante o qual ela se encontra mais propensa a engravidar. Se você deseja engravidar o mais rápido possível, otimizar o tempo da relação sexual pode aumentar as chances de concepção durante seu ciclo menstrual. A maioria das mulheres são, na verdade, inférteis durante a maior parte do mês, então, não perca esta importante janela de fertilidade.
- Devido ao fato de que os espermatozoides podem sobreviver no útero por vários dias, ter relações sexuais antes da ovulação pode aumentar as chances de uma gravidez.[1]
- Tenha relações sexuais frequentes. Se você não estiver com pressa para engravidar, ter relações sexuais 2 ou 3 por semana pode resultar em gravidez dentro de vários meses. Durante e antes da ovulação, vise relações sexuais diárias. Embora homens saudáveis gerem esperma rapidamente e, muitas vezes, em quantidade o bastante para permitir a concepção com múltiplas ejaculações por dia, há pouca evidência de que ter relações sexuais mais de uma vez por dia aumente as chances de engravidar.[3]
- Em alguns casos, ter relações sexuais apenas antes da ovulação e se concentrar unicamente em engravidar pode, na verdade, reduzir a probabilidade de gerar um bebê. O aumento nos níveis de estresse e problemas de parceria podem causar esta redução na fertilidade. [4]
- Em alguns casos, ter relações sexuais apenas antes da ovulação e se concentrar unicamente em engravidar pode, na verdade, reduzir a probabilidade de gerar um bebê. O aumento nos níveis de estresse e problemas de parceria podem causar esta redução na fertilidade. [4]
- 3Não use espermicidas, lubrificantes ou estímulos químicos. Produtos que visam aumentar o prazer ou impedir a concepção devem ser evitados durante a relação sexual se você estiver tentando engravidar. [4]
- Se possível, evite até os lubrificantes básicos, a menos que o sexo seja doloroso sem ele. Se você precisar usar lubrificante, opte por óleo de canola, que não interfere na mobilidade e vitalidade do esperma como muitos lubrificantes sexuais comercializados.
- Não use ducha. A lavagem com ducha pode perturbar o equilíbrio natural da vagina, podendo interferir no ambiente que seu corpo precisa para ajudar a mover o esperma até seus óvulos e para permitir que o óvulo fertilizado se implante na parede uterina.
- Se possível, evite até os lubrificantes básicos, a menos que o sexo seja doloroso sem ele. Se você precisar usar lubrificante, opte por óleo de canola, que não interfere na mobilidade e vitalidade do esperma como muitos lubrificantes sexuais comercializados.
- 4Considere os métodos tradicionais para incentivar a concepção. Embora muitas dicas folclóricas para melhorar as chances de engravidar não sejam suportadas por pesquisas científicas, não custa nada experimentar alguma.
- Tente atingir o orgasmo depois que seu parceiro ejacular em você. O orgasmo feminino ajuda a puxar o esperma para o colo do útero, o que pode facilitar a circulação dos espermatozoides do seu parceiro.
- Deite-se de costas ou incline seu corpo com os joelhos no ar e a cabeça em um travesseiro para aumentar potencialmente as chances de os espermatozoides entrarem no colo de seu útero e nas trompas de Falópio.
- Tome suplementos para gestantes. Há algumas evidências de que ferro, ácido fólico e um bom equilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais possam ajudar na concepção. Por exemplo, tomar suplementos de ácido fólico antes de tentar engravidar pode reduzir o risco de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural.[1]
- É excelente já ter os nutrientes desses suplementos em sua dieta ao engravidar.[10]Como bônus, quando você ficar grávida, já estará habituada a tomá-los.
- E tenha é claro sempre uma boa alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário